sexta-feira, 20 de abril de 2007

Cartas a uma ditadura (ante-estreia)

O filme «Cartas a Uma Ditadura», de Inês de Medeiros, tem ante-estreia marcada para o próximo dia 23 de Abril, às 21h30, no Centro Cultural Malaposta (Odivelas).
A Malaposta solicita confirmação até dia 19 de Abril, visto a reserva estar sujeita à lotação da sala. Pode ser que ainda sobre algum bilhete...
«Cartas a Uma Ditadura» já foi exibido no DocLisboa de 2006 e dele já aqui falámos na altura. Fica aqui a sinopse do filme, a ficha técnica e contactos:
"Uma centena de cartas, escritas por mulheres portuguesas, em 1958, foram encontradas por acaso num alfarrabista que não as leu por achar que eram cartas de amor.
Respondem a uma circular enviada por um misterioso Movimento de apoio à ditadura do qual não há referência nos livros de história.
A circular a que respondiam nunca chegou a ser encontrada mas, pelas respostas que temos em mãos, percebe-se que era um convite para que as mulheres se mobilizassem em nome da paz, da ordem, e sobretudo em defesa do salvador da pátria: Salazar. Em todas as cartas, estas mulheres falam da gratidão e da admiração que têm pelo ditador.
Mas, como se a necessidade de falar fosse mais forte, por entre chavões e frases feitas, surgem por vezes o medo, a tristeza, o isolamento em que se vivia em Portugal nos anos 50. Uma costureira, muitas professoras primárias, donas de casa, algumas esposas de homens importantes do regime assinam as cartas.
Ao confrontar, hoje, estas mulheres com os fantasmas do passado, e graças a um material de arquivo inédito, Cartas a uma ditadura é um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou Portugal por mais de 50 anos.

FICHA TÉCNICA:
Argumento e realização Inês de Medeiros
Ideia Original António Mendes Godinho / Sérgio Tréfaut
Consultora Histórica Irene Flunser Pimentel
Produtor Sérgio Tréfaut
(Portugal - Faux)
Co- Produtores Aurélien Bodinaux / Jean Christophe Zelis
(Bélgica – Néon Rouge Production)
Pascal Verroust
(França – ADR Production)
Música Original Anne Victorino D’Almeida
Montagem Inês de Medeiros / Dominique Pâris
Imagem Marta Pessoa / João Ribeiro
Som Raquel Jacinto / Armanda Carvalho
Narração Inês de Medeiros (Português e Francês)
Maria de Medeiros (Inglês)
Arquivos de imagem RTP – Radiotelevisão Portuguesa
ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento
Arquivos de som RDP – Radiodifusão Portuguesa


Contactos de Imprensa:
Magda Gomes e Vera Almeida (Gabinete de Relações Públicas e Divulgação)
Centro Cultural Malaposta
Rua Angola
2620 - 492 Olival Basto
Telf.: 21 938 31 00"

Sem comentários: