segunda-feira, 6 de agosto de 2007

6 de Agosto de 1945


A 6 de Agosto de 1945 foi lançada a 1ª bomba atómica. Chamava-se Little Boy e provocou a morte a mais de 256.300 pessoas em Hiroshima, no Japão, a maioria das quais civis.

A bomba foi lançada de um bombardeiro B-29, o Enola Gay, pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr.

Destruiu tudo num raio até 2 km de distância, devastando toda a vegetação e infra-estruturas da cidade. O barulho da explosão foi ouvido a quilómetros de distância. Os sobreviventes circulavam pela cidade sem saber ao certo o que havia acontecido. Áreas mais distantes também foram afectadas depois de uma chuva que possuía grande quantidade de radioatividade, contaminando rios, plantações, lagos e pessoas.

Após alguns dias, os sobreviventes começaram a ser atendidos e levados para hospitais de outras províncias. Muitos, por falta de medicação adequada, acabaram morrendo lentamente e de forma agonizante. Anos após o ataque a cidade foi-se reconstruindo, e as imagens de terror apagadas das paisagens. Mas as lembranças deixadas ficarão para sempre na História e nas pessoas. Ainda hoje, passados 62 anos, os seus efeitos se fazem sentir em malformações e doenças.

Três dias mais tarde, foi lançada a bomba Fat Man sobre Nagasaki.

O papel dos bombardeamentos na rendição do Japão, assim como os seus efeitos e justificações, foram submetidos a muitos debates. Nos E.U.A., o ponto de vista que prevalece é que os bombardementos terminaram com a guerra meses mais cedo do que o poderia ter acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas por ambos os lados se a invasão planeada do Japão tivesse ocorrido. No Japão, o público em geral tende a crer que os bombardementos foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.

Nós acreditamos que nada justifica tamanha carnificina sobre pessoas inocentes.

Foi construído um museu eternizando os acontecimentos: O Memorial da Paz de Hiroshima.



O Memorial da Paz de Hiroshima, chamado Cúpula Genbaku (原爆ドーム) ou Cúpula da Bomba Atómica , localiza-se em Hiroshima, Japão.

  • Memorial


  • O edifício foi originalmente projectado pelo arquitecto japonês Kenzo Tange. Foi terminado em Abril de 1915, e intitulado Exposição Comercial da Prefeitura de Hiroshima (HMI). Foi inaugurado oficialmente em Agosto desse ano.

    O hipocentro da explosão atómica de 6 de Agosto de 1945 situou-se apenas a 150 metros de distância do edifício, que foi a estrutura mais próxima a resistir ao impacto. O edifício foi imediatamente preservado exactamente como se encontrava após o bombardeamento, e serve hoje como uma memória da devastação nuclear e um símbolo de esperança na paz mundial e eliminação de todas as armas nucleares.

    Sem comentários: