quinta-feira, 7 de junho de 2007

MEMÓRIA SUBVERSIVA - Anarquismo e Sindicalismo em Portugal 1910-1975


Dia 9 de Junho no Salão Brazil em Coimbra, passa o documentário de José Tavares e Stephanie Zoche MEMÓRIA SUBVERSIVA - Anarquismo e Sindicalismo em Portugal 1910-1975

José Tavares, um dos autores, apresenta-nos assim o filme:

Nas primeiras décadas do século XX a ideia anarquista e particularmente o sindicalismo anarquista foram uma força pujante em Portugal.
A CGT (Confederação Geral do Trabalho – anarco-sindicalista) era a única Central Sindical que existia no País. A sua publicação, A Batalha, chegou a ser o terceiro diário de maior circulação no País.
Memória Subversiva é o único documentário sobre este movimento, reunindo os testemunhos de vinte e um activistas anarquisas e sindicalistas. Falam sobre greves insurrecionais e agitação social nos anos vinte, do confronto com o fascismo, da Guerra Civil espanhola, da repressão e clandestinidade, do Campo de Concentração do Tarrafal, do 25 de Abril de 1974…
O vídeo revela o forte humanismo e autodidatismo, características essenciais das actividades anarquistas e sindicalistas. Temas como o anti-militarismo, sexualidade, ecologia e pedagogia moderna estão também presentes como parte integrante de um mesmo combate.
Numerosos documentos e filmes de arquivo ilustram o anarquismo e sindicalismo em Portugal e o seu contexto histórico, desde a primeiraRepública portuguesa até 1975.

Pela sua originalidade é de ver!

Sem comentários: