quarta-feira, 30 de maio de 2007

Comunismo e Guerra Civil de Espanha

O Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE, por iniciativa de João Arsénio Nunes e do companheiro do NAM José Neves, realiza esta 5.ª feira uma conferência alusiva à Guerra Civil de Espanha e ao papel dos comunistas numa das maiores tragédias do século XX, da qual emergeria a ditadura franquista. Aproveita-se para respigar o texto relativo à palestra do historiador Daniel Kowalsky:
"No âmbito do seminário permanente que tem vindo a decorrer desde o mês passado dedicado ao tema Comunismos: História, Poética, Política e Teoria, tem lugar na próxima quinta-feira, no auditório B203 do ISCTE (edifício novo), às 17,30h., a sessão dedicada ao tema «Comunismo na guerra civil de Espanha».
O conferencista é desta vez DANIEL KOWALSKY, Professor da Queen’s University de Belfast e actualmente um dos mais reputados especialistas mundiais sobre este tema. A sua tese de doutoramento realizada na Universidade de Wisconsin, Stalin and the Spanish Civil War, mereceu o American Historical Association's Gutenberg-e Prize em 2001. Actualmente desenvolve também pesquisa sobre cinema espanhol na época da transição para a democracia e é ainda o editor da série respeitante à União Soviética da publicação oficial dos Documentos Britânicos de Política Externa. Tem orientado seminários de investigação na Sorbonne e na London School of Economics, bem como em Espanha e nos EUA.
Em conclusão da sua tese, defende que «em todas as facetas do envolvimento soviético nas questões espanholas durante a guerra civil, a posição de Estaline nunca foi de força, mas antes de fraqueza». A iniciativa conta com o apoio do British Council e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia."
Nb: imagem retirada daqui.

Sem comentários: