domingo, 29 de abril de 2007

Absolutamente imperdível!


Férias Grandes com Salazar, está em cena no Teatro da Politécnica até dia 13 de Maio.
Esta comédia corrosiva e bem documentada tem como cenário uma mercearia, cujo merceeiro é, obviamente, Salazar, que faz a rigorosa contabilidade do negócio dos ovos do galinheiro que também faz parte do cenário. Ao longo da peça desfilam: Maria, a poderosa e infeliz governanta do ditador; Christine Garnier, a jornalista francesa que foi o "anjo" de Salazar, ao escrever o livro que serviu de mote ao título desta peça ("Férias com Salazar", 1952); o atormentador fantasma do general Humberto Delgado; o indispensável Cardeal Cerejeira, a tentar casar Maria com o ditador, para que este não morresse em pecado; os pides Barbieri Cardoso e Silva Pais, sempre à escuta e várias outras figuras políticas da época.
Trata-se de um excepcional texto do espanhol Manuel Martinez Mediero, numa visão do ditador e da ditadura tão distanciada quão rigorosa, irrepreensivelmente encenada por José Carretas e com um desempenho notável de punhado de actores, numa co-produção do Teatro das Beiras e do Teatro Nacional D. Maria II e com a colaboração da espanhola Junta da Extremadura.
Para quem não sabe se deve rir ou chorar com as memórias das tristes figuras da ditadura, é obrigatório ver as "Férias Grandes com Salazar", pois chorará de tanto rir.
Em Cena: até 13 de Maio
Horário: de 3ª a domingo às 21h30 sábado e domingo também às 16h
Preço: 10 euros
Local: Rua da Escola Politécnica, nº 56
Metro: Rato
Reservas: 213955209

Jorge Martins

1 comentário:

Júlia Coutinho disse...

Devo ao Jorge Martins o ter-nos alertado para esta peça que fui ver ontem.
É de facto um espectáculo que todos deveriamos ver e difundir para que muitos outros tenham dele conhecimento.
Assiste-se a uma lição de História do Salazarismo em hora e meia de riso, recorrendo a uma desordem cronológica para imprimir ritmo e movimento espectaculares.
Nem sequer as datas para início e fim das representações da peça foram escolhidas ao acaso: 24 de Abril - 13 de Maio !
Imperdível.