quinta-feira, 5 de abril de 2007

O saudoso tempo do fascismo - introdução ao riso e à memória

Este é decididamente um mês de boa colheita para a memória da luta pela liberdade.
Ainda a 10 de Abril será lançado o livro de memórias O saudoso tempo do fascismo - introdução ao riso e à memória, de Hélder Costa, na sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa, às 18h30.
Em jeito de introdução à leitura do livro do dramaturgo, encenador e director do grupo de teatro A Barraca, deixa-se aqui um excerto do respectivo prefácio, por Urbano Tavares Rodrigues:
"Poderia ser quase uma autobiografia meio humorística, mas Hélder Costa preferiu falar da sua geração. (...)
E depois a Lisboa dos anos sessenta, as greves na Universidade, antecipando o Maio francês de 68, os primeiros passos de emancipação das raparigas, o erotismo em frente comum com a luta política. (...)
Neste livro convivem a todo o momento a crítica e a mofa, armas de ataque do autor, com a lembrança simples, por vezes à beira da emoção, de gestos heróicos levados a rir, em que a ideologia, a dignidade e adrenalina do risco se dão as mãos. Tudo isto numa galopada de juventude estudante, como no capítulo dedicado a Campo de Ourique ou em múltiplas referências à fraternidade desafiante, ao amor e à ternura que enchiam as algibeiras deste revolucionário andante, vozeador que, espalhando brasas, também colecciona a amizade".

Sem comentários: