sexta-feira, 6 de abril de 2007

Por teu livre pensamento – histórias de 25 ex-presos políticos portugueses

Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, será lançado a 21 um novo livro com testemunhos de resistentes antifascistas, Por teu livre pensamento, de Rui Daniel Galiza e João Pina. Dada a relevância da obra aproveitamos para reproduzir a informação que amavelmente foi cedida pelos autores.
"A Assírio & Alvim promove no próximo dia 21 de Abril, pelas 16:00H, no Centro Português de Fotografia na cidade do Porto, o lançamento do livro «POR TEU LIVRE PENSAMENTO – Histórias de 25 ex-presos políticos portugueses», de autoria de Rui Daniel Galiza e João Pina, obra prefaciada por S. Exa. o Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.
Este lançamento irá acontecer em simultâneo com a inauguração da exposição que reúne o trabalho fotográfico de João Pina, 55 provas distribuídas por duas salas e uma instalação multimédia, patente ao público de 21 de Abril a 24 de Junho de 2007.
Ambos os eventos irão decorrer no Centro Português de Fotografia, instituição situada no edifício da antiga cadeia da relação, local onde estiveram detidas várias figuras marcantes da cultura portuguesa, como são os exemplos de Camilo Castelo Branco e do ensaísta e professor universitário, Óscar Lopes, detido naquele estabelecimento pela polícia política. Está já confirmada a presença de vários dos ex-presos políticos que figuram na obra.
O livro e a exposição «POR TEU LIVRE PENSAMENTO» são o resultado de 25 entrevistas efectuadas a igual número de ex-presos políticos, por dois jovens sem qualquer memória pessoal do período em questão, que pela sua acção de luta contra o Estado Novo e em prol da implementação da Democracia em Portugal, viveram experiências de privação de liberdade e maus tratos nas prisões do fascismo.

Uma das lamentações que os nossos entrevistados mais transmitiram foi o facto de, na sua opinião, Portugal ser 'um país sem memória'. Se com este modesto contributo conseguirmos dar um pouco a conhecer o que era viver no Portugal de há poucos anos atrás, e lutar pela sua transformação num país melhor, a nossa tarefa está cumprida. Rui Daniel Galiza - Textos
Exactamente um ano, um mês e um dia antes de a 'Grândola Vila Morena' passar no Rádio Clube Português e os militares saírem à rua, morreu uma pessoa que marcou a minha vida, apesar de nunca o ter conhecido pessoalmente: o meu avô materno, Guilherme da Costa Carvalho. Ele foi o protagonista de várias histórias que ouvi, todas elas recheadas de detalhes das suas peripécias – as fugas de Peniche e Caxias, o paludismo que apanhou no Tarrafal, onde passou períodos na 'Frigideira'. João Pina – Fotografia

Disponível nas livrarias a partir de 18 de Abril, com um preço de capa de €30, «Por Teu Livre Pensamento» é um projecto que pretende dar maior visibilidade a factos e figuras da história recente de Portugal, factos e figuras essas que parecem simultaneamente tão próximas e tão distantes da memória colectiva de todos nós, principalmente das gerações que os sucederam, para quem a democracia e a liberdade são factos consumados.
Para que não se esqueça.

Para informações adicionais contactar, P.F.:
Vasco David –
vasco.david@assirio.pt
Duarte Azinheira –
duarte.azinheira@assirio.pt
Telef.: 21 3583030

Data: Sábado, dia 21 de Abril, às 16:00H.
Local: Centro Português de Fotografia
Antigo edifício da Cadeia da Relação
Campo Mártires da Pátria
4050-368 Porto
"

ADENDA- cabe tb. registar aqui a lista dos 25 ex-presos políticos antifascistas homenageados nesta obra:
AIDA MAGRO
ALBERTINA DIOGO
ANTÓNIO TERESO
CARLOS BRITO
CARLOS COUTINHO
CONCEIÇÃO MATOS
DIAS LOURENÇO
EDMUNDO PEDRO
EMÍDIO GUERREIRO
ERNESTO PEREIRA
EUGÉNIA VARELA GOMES
ILÍDIO ESTEVES
ISABEL DO CARMO
IVONE DIAS LOURENÇO
JOÃO VARELA GOMES
JOSÉ MÁRIO BRANCO
LIGIA CALAPEZ
MANUEL PEDRO
MANUEL SERRA
MARIA LUISA CABRAL
NUNO TEOTÓNIO PEREIRA
PEDRO BAPTISTA
SALDANHA SANCHES
SÉRGIO VILARIGUES
SOFIA FERREIRA

Sem comentários: