quinta-feira, 24 de maio de 2007

"Arte e Literatura na Guerra Civil de Espanha" de João Cerqueira


Dia 24 de Maio, às 21:00, na Fundação Mário Soares, é apresentado o livro Arte e Literatura na Guerra Civil de Espanha de João Cerqueira.
"Durante a Guerra Civil de Espanha e posterior regime franquista a
arte e a literatura despontam como forma de resistência à opressão e à violência, encarnando um sentimento profundo de insubmissão e esperança. Uma intensa força espiritual compele artistas, escritores, cineastas, músicos, operários e camponeses a explorarem as suas potencialidades criativas para servir um ideal político-filosófico. Desse esforço desesperado resultou um número difícil de quantificar de obras literárias, artísticas, cinematográficas, teatrais e musicais. No embate com o tempo muitas não resistiram à carga de propaganda que lhes deu origem. Outras, devido ao carácter universal e intemporal, transcenderam o contexto histórico original, mantendo incólume a genialidade e o fulgor humanista na passagem pelo crivo dos anos."


Nascido em Viana do Castelo a 23 de Outubro de 1964, João Cerqueira é licenciado e mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e prepara um doutoramento sobre José de Guimarães.
Foi convidado pela revista Arte Ibérica para efectuar a cobertura das exposições decorrentes durante o Porto 2001 Capital Europeia da Cultura e é colaborador da revista Idearte.
De entre os livros de referência escolhe, como guia espiritual e manual de instruções para a sinuosa estrada da vida, O elogio da loucura de Erasmo de Roterdão.
É membro da Amnistia Internacional e da Associação Raoul Follerau.

Sem comentários: