segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Lançamento do Livro "A História da PIDE"


No próximo dia 30 de Outubro, às 18,30 horas, realiza-se na Torre do Tombo, em Lisboa, o lançamento do livro de Irene Pimentel A História da Pide.

O livro será apresentado pelo historiador José Medeiros Ferreira.

A História da PIDE é o resultado do trabalho de investigação que, durante quase seis anos, Irene Pimentel levou a cabo na Torre do Tombo e de que resultou a sua tese de doutoramento, agora publicada em livro pelas editoras Círculo de Leitores e Temas e Debates.

Sobre este trabalho, Irene Pimentel declarou ao Jornal de Notícias a 18 de Outubro:

"Sou de uma geração que viveu o tempo da PIDE. Era algo que gostava de perceber melhor para ajudar a eliminar os mitos e ver como funcionava. O que mais me surpreendeu nesta investigação foi a quantidade de informadores com que a antiga polícia política do Estado Novo podia contar. Na verdade nunca se chegará a saber o número exacto já que parte significativa desses registos foi destruída.

É um lado impressionante da sociedade portuguesa que por si só merecia um trabalho de investigação. Acho que ainda não fez o luto desta realidade."

1 comentário:

Anónimo disse...

Nos consultórios médicos, os pides bocejavam e diziam mal do regime, promoviam bailaricos com gira-discos e falavam mal do regime, para ouvir quem se pronunciava, ficavam a dever no pequeno-comércio e ameaçavam quem lhe pedisse contas.
Tinham de apresentar números tudo era recurso, precisavam de dinheiro alguns mais pobres de entre os Alguns mais pobres.
É preciso desmontar esse mito de que todos os pides tinham uma vida melhor do que outros igualmente pobres. Expiavam nas empresas e todos lhes vinham ao cumprimento e ao sorriso e expiavam o regime.
Mem todos com o mesmo estatuto havia os esmoleres do Estado.
Vou ler este livro.
Não sei se hoje se poderia ir a fontes orais directas, desconfio não só por morte de muitos e representações passadas a famílias, dos mesmos, evidentemente indirectas, outra memória, a das vítimas tem um peso incalculável, tendo para este lado, mas....
Este é um problema que ainda temos e teremos durante muito tempo. Haveria possibilidades de fazer um estudo comparativO?
De qualquer das formas sempre se fica a saber mais de quem se
dedica o seu tempo a este labor com a a argúcia que já muitos lhe reconhecem. Outra forma de conservar a memória até mais ver. António João