quinta-feira, 12 de abril de 2007

Visita à sede da PIDE no Porto

"O Núcleo do Porto do movimento cívico «Não apaguem a Memória!» vai realizar a 21 do corrente mês de Abril, entre as 15 e as 17 horas e 30 minutos, a segunda visita guiada por ex-presos políticos às instalações do actual Museu Militar do Porto, edifício onde funcionou uma delegação da polícia política do Estado salazarista, a PVDE/PIDE/DGS.
Com esta iniciativa, pretende-se afirmar a importância do edifício no roteiro dos locais de memória da resistência ao Estado Novo.
O núcleo do Porto deste movimento cívico plural e aberto tem efectuado diligências junto das autoridades administrativas locais e centrais visando a criação de um Museu da Resistência no edifício onde longamente esteve instalada delegação do Porto da PVDE/PIDE/DGS.
Espera-se que da convergência da acção cívica dos cidadãos e das cidadãs da área metropolitana do Porto, motivados pelo aprofundamento da educação histórica e pela defesa da preservação da memória histórica das lutas anti-fascistas, resulte uma renovada dinâmica de participação e de cidadania."
Nota de imprensa do Núcleo do Porto do movimento Não apaguem a Memória!

Sem comentários: