terça-feira, 18 de setembro de 2007

Encontros em lugares de Memória da Resistência

"O núcleo do Porto do movimento Não Apaguem a Memória!, movimento cívico que visa a preservação da memória histórica das lutas de resistência à ditadura, promove os Encontros em Lugares de Memória da Resistência, esperando que as histórias contadas pelos protagonistas das acções de resistência antifascista venham enriquecer a nossa memória colectiva do fascismo.
Contando com os testemunhos dos que participaram nas lutas informais e nas actividades promovidas por associações de todo o tipo, como colectividades culturais, entidades cooperativas, organizações de jovens trabalhadores e associações estudantis, o movimento Não Apaguem a Memória! convida todos quantos frequentaram os lugares simbólicos dessas acções.
Iniciando-se este ciclo de tertúlias com o encontro no "Piolho", o emblemático Café Âncora d' Ouro, apelamos à participação na tertúlia na tarde de sábado, 29 de Setembro, pela presença activa nesse lugar de memória da resistência juvenil no Porto.
O núcleo do Porto do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória!"
APAREÇA E APRESENTE O SEU TESTEMUNHO!
LOCAL: “Piolho" (Café Âncora d'Ouro)
DATA: 29 de Setembro – 15.30 h

1 comentário:

Fralavor disse...

Além dos lugares de resistência, já citados, havia o "CAFÉ DA BRASILEIRA"onde reuniam os Democratas intlectuais do Porto e arredores,advogados, professores,arquitetos, médicos, jornalistas, etc.. Com estes destacados antifacistas, reuniam alguns operários especializados e grandes antifascistas,José da Silva, Valdemar Ferreira Torres e Alberto Soares Lopes, estes operários exerciam profissões de chefia nos seus postos de trabalho, em fábricas texteis, com exepção do grande vulto da resistência,José da Silva que trabalhava na Electricidade de Portugal. fralavor.