domingo, 20 de maio de 2007

Encontros/Debates sobre a Ditadura do Estado Novo - 15, 22 e 29 de Maio de 2007

Hugo Dias, da Universidade de Coimbra, deu-nos conta de um ciclo de Encontros/Debates sobre o Estado Novo:

"Nos dias que correm, podemos dizer que é evidente na sociedade portuguesa, alguma falta de discussão do período da História tão próximo de nós, e que parece ao mesmo tempo tão distante – o período denominado "Estado Novo".

Caracterizado por uma ditadura conservadora, retirou a liberdade e a democracia ao povo português e provocou um grande atraso do país, entre outras coisas.

A recente polémica em torno da criação da casa – museu António de Oliveira Salazar é um exemplo da falta de discussão e de algumas clarificações que se faz sentir.

Na sequência de uma conversa, um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra decidiu promover um ciclo de encontros/debate com o objectivo de promover a discussão do período da ditadura portuguesa."




Estas conferências terão lugar no foyer do Teatro Académico Gil Vicente nos dias 15, 22 e 29 de Maio às 18h.

Programa:

Dia 15 de Maio 3ª feira
18h00-Café-Teatro


Da Primeira República ao Estado Novo, consolidação do Regime
Com: Reis Torgal (Professor Catedrático de História da FLUC e investigador do Instituto de História e Teoria das Ideias e do CEIS 20) e Álvaro Garrido Professor Doutorado em História Económica e Social pela FEUC e investigador do CEIS 20) .

Dia 22 de Maio 3ª feira
18h-Café-Teatro


Valores do Estado Novo na Arquitectura e no Cinema
Com: José António Bandeirinha (Professor Doutorado em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da FCTUC) e Paulo Cunha (Mestre em História pela FLUC e colaborador do CEIS 20) .

Dia 29 de Maio 3ª feira
18h00-Café-Teatro


Juventude, Renovação Cultural, Movimento Estudantil
Com: Rui Bebiano (Professor Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela FLUC e investigador do Instituto de História e Teoria das Ideias e do Centro de Estudos Sociais) e Miguel Cardina (Mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas pela FLUC).

Sem comentários: