domingo, 6 de maio de 2007

"Por teu livre pensamento" - a exposição

O verso de David Mourão Ferreira, cantado por Amália no "Fado Peniche", dá título a uma exposição de fotografias de João Pina (1980-), patente ao público no Centro Português de Fotografia (Porto), até 24 de Junho.
Esta exposição, tal como o livro homónimo, conta a história de cárcere de 25 ex-presos políticos portugueses. As 55 provas expostas apresentam os fotografados em espaços associados à sua própria história de resistentes antifascistas e/ou em locais relacionados com a sua actividade actual. Este trabalho é um roteiro com os meios e pelos lugares da memória da resistência ao Estado Novo e da luta pela democracia.
"A relação entre a fotografia e a preservação da memória é óbvia e de fácil constatação. No entanto, não se pode deixar de recomendar uma observação mais atenta de alguns pormenores que poderão escapar a um olhar menos precavido. Atente-se que, enquanto alguns dos retratados conseguem esboçar um sorriso quando, perante a câmara de João Pina, acederam recriar as célebres fotos de frente-perfil-três quartos que davam um rosto às fichas e cadastros da PIDE, para outros, mais de 30 anos após a queda do regime que os enclausurou e torturou, os traumas e hábitos causados pelas duras experiências a que estiveram submetidos parecem ainda não estar ultrapassados. Tal é facilmente constatável com um mero exercício de comparação das expressões adoptadas por muitos destes ex-presos políticos perante os “fotógrafos” da polícia política com as assumidas na produção deste trabalho, expressões fechadas que muitas das vezes, tinham por objectivo dificultar uma posterior identificação quando lograssem voltar a conquistar a liberdade." Rui Daniel Galiza (co-autor do livro).
Para quem está muito longe do Porto e não pode mesmo deslocar-se à Cadeia da Relação, o Expresso on-line desvenda 15 destas magníficas imagens.

CPF (Cadeia da Relação)
Horário
3ª a 6ª: das 15.00 às 18.00
Sábados, domingos e feriados: das 15.00 às 19.00
Encerrado à 2ª feira
Entrada livre
Visitas Guiadas
Mediante marcação prévia
Telef.: 222 076 310 / Fax: 222 076 311 / e-mail:
email@cpf.pt
Serviço Gratuito

Sem comentários: