terça-feira, 2 de outubro de 2007

Comemoração dos 50 anos do I Congresso Republicano



6 de Outubro de 1957 - Congresso Republicano: Liberdade de Aveiro na ditadura




A 6 de Outubro de 1957 realizou-se, no Teatro Aveirense, em Aveiro, o I Congresso Republicano

No próximo sábado, no mesmo local de há meio século, rememora-se o histórico encontro.

"A realização do evento, em pleno salazarismo, com autorização concedida pelo então governador civil, Vale Guimarães, ainda hoje é vista como acontecimento surpreendente, que alguns dos documentos que vão estar em exposição no Teatro Aveirense, durante as comemorações, poderão ajudar a compreender.

Na evocação daquele que foi o primeiro dos congressos oposicionistas, sobressaem as figuras de Mário Sacramento e Vale Guimarães.

O primeiro, médico com afinidades conhecidas ao PCP, foi reconhecidamente o grande impulsionador da sua realização, ainda que tivesse deixado ao republicano histórico Manuel das Neves a presidência da comissão promotora, provavelmente por entender que essa era a opção mais acertada para tornar o encontro mais abrangente entre a oposição democrática.

O segundo, Vale Guimarães, colega de Liceu e amigo pessoal de Mário Sacramento, o que não deixará de contribuir também para a viabilização do Congresso, teve o mérito de conceder a autorização, que tanto surpreendeu situacionistas e oposicionistas."


Fonte: Lusa

O programa consta de uma sessão evocativa, na manhã do dia 06 e, à noite, um concerto pela Filarmonia das Beiras com Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

No mesmo espaço vai estar patente uma exposição de material alusivo à época, com um espólio constituído por fotografias, manuscritos e recortes de imprensa.

A efeméride será ainda assinalada pela cedência pelo Estado ao Município da peça «Liberdade», de Vieira da Silva, que integra a colecção de arte contemporânea.

Sem comentários: