segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Tarrafal: foi há 70 anos que aí chegaram os primeiros presos políticos (documentário)

Um documentário sobre o campo de concentração do Tarrafal será exibido hoje na RTP2, às 23h30, precisamente no dia da chegada dos primeiros presos políticos ao seu interior. Chama-se Há setenta anos, o Tarrafal - os últimos sobreviventes, a autoria é de Fernanda Paraíso, e a produção cabe à Take 2000. Eis o resumo oficial do mesmo:
"Um documentário que assinala os 70 anos da chegada dos primeiros presos políticos ao Tarrafal A 29 de Outubro celebra-se a chegada dos primeiros 152 presos políticos ao campo de concentração do Tarrafal. Este documentário biográfico recolhe o testemunho de cada um dos cinco últimos sobreviventes do campo, nascidos entre 1914 e 1918 e que, com idades entre os 17 e os 20 anos, foram enviados para a chamada «colónia penal» onde passaram o melhor da sua juventude.
Cinco percursos paradigmáticos partilham o idealismo que vai conduzir estes jovens a cruzar os seus destinos no campo de concentração do Tarrafal...".

2 comentários:

Fralavor disse...

Só agora a partir do encontro do Café Ceuta, é que comecei a pesquizar o vosso trabalho e verefico, que as datas das chegadas dos primeiros presos politicos ao Campo do Tarrafal não estão corretas. Eu tenho conhecimento de que os primeiros 14 presos politicos, chegaram a Cabo Verde em principios de Janeiro de 1931 e foram estriar o Campo do Tarrafal.Embarcaram em Lisboa no paquete "Lima" no dia 17 de Outubro de 1930, (77 anos) e foram levados para os Açores Ilha do Pico,onde estiveram dois meses, sairam da Ilha do Pico e embarcaram em Angra do Heroismo , novamente no paquete "Lima" que os transportou para o famigerado Campo do Tarrafal. Não conheço o nome de todos os prisioneiros, vou citar alguns: José da Silva, Anastácio Ramos, Manuel João, António de Carvalho, Fernando de Oliveira Barros, Anibal Dantas e António Nunes todos do Porto, Bento Gonçalves, Mario Castelhano e Júlio Luis, estes eram de Lisboa. Esta informaçâo é segura, porque me foi dada pelo prisioneiro José da Silva, com quem tive a honra de privar e que é um operário com um riquíssimo passado de Luta.

Fralavor disse...

Correcção ao meu comentário do tarrafal de dia 30/10. Os 14 presos citados,embarcaram no paquete "Lima" em Lisboa no dia oito de Outubro de 1930 e ao fim de nove dias de viagem, desembarcaram em Angra do Hiroismo nos Açores no dia dezassete de Outubro de 1930. Como á todo o interesse em não deixar apagar a Memória, é importante que toda a decomentação seja digna de crédito.
Apresento as minhas desculpas, por aquele lapso
fralavor.