sábado, 5 de maio de 2007

Pombas de Guerra


Pombas de Guerra - Quatro mulheres na Guerra Civil de Espanha - de Paul Preston

O livro de Paul Preston é uma visão muito interessante sobre um dos acontecimentos mais marcantes do século XX - A Guerra Civil de Espanha.

Do livro pode-se dizer que prima pela originalidade do tema, com uma escrita de fácil leitura.

Do Sunday Telegraph:
"Quatro mulheres extraordinárias, cujas histórias pessoais dissipam qualquer ilusão de que a Guerra Civil de Espanha foi uma guerra masculina...
O livro está repleto de histórias maravilhosas e observações perspicazes. Mas, acima de tudo, estes são dramas humanos onde as questões morais, o certo e o errado, o fascismo e o comunismo desaparecem."


"A aristocrata: Pip Scott-Ellis apaixonou-se por um príncipe espanhol e partiu para Madrid numa limusina com motorista. Acabou por ser enfermeira nos hospitais franquistas na linha da frente.

A comunista: Nan Green, por outro lado, viajou até Espanha em 3.ª classe. Deixou para trás os filhos, em Inglaterra, enquanto combatia do lado das Brigadas Internacionais.

A intelectual: Margarita Nelken era uma crítica de arte e escritora, que traduzira Kafka para espanhol. Acusada pela direita católica de ser uma prostituta, tornou-se uma política radical.

A fascista: Após o seu marido ter sido morto em combate, e ter abortado assim que ouviu a notícia, Mercedes Sanz- Bachiller fundou uma organização de beneficência que iria mudar a face de Espanha."


Paul Preston é Professor da cátedra Príncipe das Astúrias de História Contemporânea Espanhola e director do Centro Cañada Blanch na London School of Economics. É membro da Academia Britânica, Comendador da Ordem de Mérito Civil e foi nomeado para Comendador do Império Britânico (CBE) em 2000. Preston foi galardoado em 2005 com o Prémio Internacional Ramon Llull concedido pelo Instituto de Estudos Catalães e pelo Instituto Ramon Llull. A 20 de Junho de 2006, foi-lhe atribuída a cadeira Marcel Proust na Academia Europea de Youste.

De Paul Preston recomendo o livro A Guerra Civil de Espanha editado em Portugal pela edições 70

Sem comentários: