sábado, 16 de junho de 2007

Está em marcha o guia de fontes para a História da resistência antifascista

Na prossecução dos objectivos do movimento Não apaguem a Memória!, tem especial pertinência a elaboração de um Guia de fontes para a História da resistência e da oposição à Ditadura Militar e ao Estado Novo.
Para o feito, lançámos um inquérito aos 309 municípios do país, para apurar onde existem colecções, espólios, fundos arquivísticos ou bibliotecas particulares de resistentes ou opositores (tanto indivíduos como organizações) ao regime do Estado Novo. Seguiu hoje mesmo, por correio electrónico, o respectivo pedido.
Trata-se de uma iniciativa cívica e de partilha de informação, que permitirá, num futuro próximo, conhecer, caracterizar e divulgar junto de toda a comunidade nacional o património documental referente àquela temática, que se encontra, por doação, compra ou qualquer outra forma de incorporação, à guarda dos municípios portugueses (seja nos respectivos arquivos, bibliotecas, centros de documentação, museus ou outros equipamentos). A informação recolhida será tratada e disponibilizada na Internet, através do blogue e do site do Movimento.
Agradecemos, desde já, a colaboração que as Câmaras Municipais quiserem prestar à iniciativa do movimento Não apaguem a Memória!
_______
Imagem: escritório da Casa Museu José Régio, da Câmara Municipal de Vila do Conde

Sem comentários: