sexta-feira, 23 de março de 2007

60 anos do MUD Juvenil no Algarve

"Comemora-se hoje 60 anos do primeiro encontro do MUD Juvenil Algarvio que aconteceu na mata de Bela Mandil, perto de Olhão e que teve uma grande importância na luta contra Salazar no Algarve."

Jornal o Barlavento de Hugo Rodrigues

Acção em Bela Mandil não passou sem represálias



"Muitos jovens que estiveram presentes no Encontro da Juventude de Bela Mandil ficaram referenciados pela polícia e foram presos.

O Encontro da Juventude de Bela Mandil, em 1947, não passou despercebido, dentro e fora de portas e motivou que o Movimento de União Democrática (MUD) Juvenil e os seus dirigentes começassem a ser perseguidos pela polícia e detidos pela PIDE.

Manuel Madeira, um dos fundadores da concelhia de Olhão do movimento e participante activo na jornada dos jovens algarvios em Bela Mandil, passou, desde o dia em que o evento teve lugar, a ser um dos alvos das diversas forças de polícia.

O manifesto redigido por alguns dos dirigentes do movimento, no dia da concentração, posteriormente distribuído pela região, nem sequer foi aquilo que mais assustou as autoridades.

«O encontro deu eco. No dia seguinte, a Rádio Moscovo transmitiu a notícia», contou Manuel Madeira.

Depois de ter sido detido pela PIDE em 1947, poucos dias depois do encontro, o dirigente do MUD juvenil de Olhão ficou referenciado pelas autoridades, apesar de não ter sido aberto qualquer processo, nessa primeira detenção.

Foi mais tarde, em Silves, que Manuel Madeira percebeu que estava marcado, definitivamente.

Num dia em que se dirigiu a esta cidade do Barlavento, com alguns amigos, notou que estava a ser perseguido por um polícia, o mesmo que estava de guarda na estação de caminho-de-ferro. A ida a Silves tinha como único objectivo «passear».

Para não comprometer os amigos, que nada tinham que ver como MUD juvenil, separou-se deles. Momentos depois, era preso e interrogado pelo chefe da Polícia de Segurança Pública local.

Após um interrogatório, no qual não faltaram «uns tabefes», em que se esquivou às perguntas que lhe dirigiram, foi enviado para Faro, para a PIDE.

Daqui saiu, depois de ter recebido «uma lição de moral» do Governador Civil de então. Depois desta detenção, perdeu o emprego como funcionário público, que tinha conseguido manter depois de ter sido preso pela primeira vez."



Jovens algarvios aderiram ao MUD desde a primeira hora

"A distrital de Faro e a concelhia de Olhão do movimento de jovens foram criadas em 1946, poucas semanas depois do nascimento do movimento.

O Movimento de União Democrática (MUD) Juvenil foi criado em 1946, inspirado no movimento com o mesmo nome, dinamizado por pessoas mais velhas.

Poucas semanas depois de ter sido criado, a nível central, nasceram as duas primeiras comissões algarvias, uma concelhia, em Olhão, e outra distrital, em Faro.

A nível central, a direcção do MUD Juvenil contava com alguns elementos que viriam a ser, no futuro, referências da luta contra o regime, dirigentes políticos e artistas de renome. Mário Soares, Octávio Pato e Júlio Pomar são algumas dessas personalidades.

A concelhia de Olhão do MUD Juvenil e a distrital de Faro acabaram por ser as responsáveis pela expansão do movimento, no Algarve.

Depois destas duas, e com a ajuda delas, nasceram concelhias em Vila Real de Santo António, Tavira, Portimão e Silves. Também nasceu, ainda em 1947, a concelhia de Monchique.

Esta última não foi formada a tempo de ser uma das participantes no Encontro da Juventude de Bela Mandil.

Esta acção, que motivou centenas de detenções, acabou por colocar o MUD Juvenil entre as organizações perseguidas pelo regime de Salazar.

Apesar disso, o movimento durou por mais uma década, tendo acabado apenas em 1957, dez anos depois da jornada de Bela Mandil.

Entretanto, os dirigentes do MUD Juvenil, de todo o país, foram perseguidos pela polícia política e, muitas vezes, detidos. Os elementos algarvios da organização não foram excepção.

Só Manuel Madeira, um dos fundadores do MUD juvenil de Olhão, foi preso por quatro vezes. Em Caxias, conheceu alguns dos mais proeminentes membros do MUD Juvenil, como, por exemplo, o pintor Júlio Pomar."

Sem comentários: