segunda-feira, 9 de abril de 2007

Tributos a Adriano (1942-1982)

O cantautor da resistência Adriano Correia de Oliveira é hoje homenageado na Marinha Grande, por ocasião da passagem do 65.º aniversário do seu nascimento (programa aqui).
A iniciativa parte dum grupo de amigos de Adriano e tem o apoio do município local e de várias personalidades.
Inicia-se pelas 21h15 com uma sessão solene de homenagem, na presença dos filhos Isabel e José Manuel Correia de Oliveira, do compositor José Niza e do poeta e deputado Manuel Alegre. Segue-se canto livre com Francisco Fanhais, Luísa Maio e João Miguel e o lançamento do disco «Adriano Sempre!», com temas interpretados por músicos de diversas gerações e áreas musicais. Neste dia é ainda inaugurada a exposição «Adriano Sempre!», dedicada à sua vida e obra.
A homenagem é retomada a 21 de Abril, com um espectáculo musical em que participam os músicos intervenientes no disco «Adriano Sempre!» (pav.º municipal de exposições da Marinha Grande, 22h).
Os Erva de Cheiro também editaram um disco de homenagem «Cantaremos Adriano» e dão espectáculos alusivos em Avintes (28/4, 21h30) e Loulé (30/4, 21h30, Cine-Teatro Louletano). O conjunto é formado por Alexandre Pinto, João Queiroz, Jorge Jordan, Nuno Faria, Paulo Cavaco, Rui Sousa e Vitor Sarmento. Para ouvir as músicas dos Erva de Cheiro e ter acesso a informação inédita sobre Adriano vd. o blogue Cantaremos Adriano.
Para uma biografia de Adriano vd. aqui ou aqui.
Sugere-se ainda a consulta dos sites Adriano Sempre! e Adriano Correia de Oliveira (da Esc.ª Sec.ª Emídio Navarro).

1 comentário:

Anónimo disse...

Adriano Correia de Oliveira:
-semeador de sonhos e de amizades.