quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Colóquio sobre o “Dever da Memória” V


Conforme anunciámos, realizou-se hoje o Colóquio Dever da Memória, organizado pelo Não Apaguem a Memória!

O Colóquio, onde participaram cerca de meia centena de pessoas, foi aberto pelo Presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, António Avelãs, como anfitrião e moderado por Irene Pimentel.

Joana Lopes, falou do tema Os católicos e a imprensa clandestina. A sua intervenção relatou as experiências relativas à publicação da Revista Direito à Informação, publicada por católicos, clandestinamente, de 1963 a 1969. A Revista, que teve 18 números, foi alvo permanente dos obectivos da PIDE que nunca conseguiu encontrar nem os autores, nem os locais onde era impressa.

De forma imaginativa, aqueles que nela trabalharam conseguiram que a sua divulgação fosse feita em todo o território nacional e nas colónias.

No seu livro, Entre as Brumas da Memória, podemos ler todas as peripécias por que passaram estes anti-fascistas durante os anos em que a Revista foi publicada.

José Augusto Rocha interveio sobre Os tribunais plenários.

No seu estilo habitual falou-nos, de forma brilhante, das experiências enquanto defensor de presos políticos nesses Tribunais de 1969 a 1974.

José Augusto Rocha falou ainda do problema do impedimento dos advogados nos interrogatórios - a lei previa que fossem substituídos pelos próprios PIDES e das chamadas medidas de segurança, que permitiam que os presos estivessem anos atrás das grades.

Foi ainda cumprido um minuto de silêncio em memória de todos os que foram torturados pela polícia política do Estado Novo.

A intervenção de Fernando Rosas centrou-se no problema da Memória.

Para Fernando Rosas, a Memória é "um processo social de construção do significado do passado, do presente e do futuro". A Memória é uma "luta", uma "batalha política" contra a tendência existente nas sociedades ocidentais do seu "apagamento". O chamado "ambiente presente contínuo" do historiador Eric Hobsbawm.

Outro aspecto importante diz respeito ao papel do Estado democrático relativamente à preservação da memória: o Estado democrático não pode ser neutro. Deve criar as condições para que as várias correntes de opinião possam investigar e produzir os trabalhos de investigação que possam levar a sociedade e os cidadãos a escolher a sua própria memória.

Aspecto relevante foi ainda a situação vivida actualmente em Espanha, quer relativamente à lei recentemente aprovada (de que já demos conta neste blogue), quer relativamente aos movimentos de cidadãos existentes com vista à preservação da memória dos derrotados da Guerra Civil e das vítimas do terror franquista.

3 comentários:

Anónimo disse...

"José Augusto Rocha interviu sobre Os tribunais plenários."

substituir "interviu" por "interveio"

Anónimo disse...

Espanha não é uma sociedade ocidental? Bom, bom.... vou mesmo dormir, com a definição brilhante do Rosas. MAs Há Mais....

Anónimo disse...

Zapatero em tempo de canonização, sabe-se de quem... avançou com a lei da memória... Conviveu durante toda a sua vida com a ausência de um avô fuzilado.
Do que é que Sócrates tem medo?
Por que razão não se sai do sítio, onde ficou o tal compromisso ?
Embora não caiba aos cidadão nada fazer, porque esse um dever do Estado, e só dele , cabe a estes reconhecer, esse , sim , é um dever, e não um apelo ...
O que estará em causa para que tal não aconteça, por um lado, e por outro haja um movimento , aceso com velha prata republicana e daí, se ande de recebimento , em recebimento, audiência em audiência. Sâo recebidos por Gama , por Costa , tudo em vão... Não são claros os propósitosou são?
A toponímia da cidade não foi acautelada , nomeadamente, a sede da Pide . Quem era presidente da Cãmara? A que interesses cedeu. Ouvir tetemunhos é importante... , mas servem para arder alguma coisa , com todo o respeito que tenho por todos . O caminho è inverso, não se deve apelar ao não apagamento , mas á conservação. É aí sim, que bate qe se tem que discutir ....
Fale, todavia quem quiser, esqueça quem puder , também é um direito.
A memória é individual também, todos o sabemos , e cruza-se com o colectivo e é nessa encruzilhada , que se pode optar...
Surge a memória de vários grupos entrelaçada com com percursos, onde hoje já não se revêm, aí há sim. algo a explicar.... Houve lutar e lutar , lutar durante vários anos, houve , quem , e não vários anitos ...
Seja bem-vindo quem nada mais quer do Estado, ou apena assinalar.
Não sei até onde vai o simbólico , que contornos tem , ainda não compreendi , Além do mais , o ser-se secreto , e ser-se clandestino, não é o mesmo ou é? Respondam lá?

Talvez eu encontre aí a razão de algumas perplexidades....
Voltarei, esclarecer-me-ão, estou certo...
Sincero apreço.


Ps . pede-se resposta clara